LIBRAS


Nas línguas de sinais, as expressões corporais e faciais são elementos que compõem a estrutura gramatical da língua. Com relação a essas expressões corporais e faciais produzidas na língua de sinais, marque a única opção CORRETA.


As expressões corporais e faciais podem realizar-se por meio de movimentos na face e tronco.


As expressões corporais e faciais podem realizar-se por meio de movimentos nos olhos e tronco.


As expressões corporais e faciais podem realizar-se apenas por meio de movimentos na face.


As expressões corporais e faciais podem realizar-se por meio de movimentos na face, olhos, cabeça ou tronco.


As expressões expressões corporais e faciais podem realizar-se por meio de movimentos nos olhos e cabeça.

Leia com atenção o texto a seguir: 

 

Na Educação de Surdos, a ­­­­­­­­­_________________________________________ está amparada pelo Decreto 5.626/05 e é recomendada pelo Ministério Nacional da Educação (MEC), como sendo uma proposta válida e eficaz para o ensino de duas Línguas reconhecidas no Brasil, neste caso a __________________________________ e a _____________________________ .

 

Marque a alternativa cujo vocábulo preenche corretamente, as lacunas:


Proposta Educacional Comunicação Total; Língua de Portuguesa; Língua Inglesa.


Proposta Educacional Oralista; Língua Portuguesa; Língua de Sinais Urubus Kaapor.


Proposta Educacional Bilíngue; Língua Brasileira de Sinais; Língua Portuguesa.


Proposta Educacional Comunicação Total; Língua Gestual Portuguesa; Língua de Sinais Americana.


Proposta Educacional Bilíngue; Língua Brasileira de Sinais; Língua de Sinais Urubus Kaapor.

O reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais no ano de 2002 por meio da Lei 10.436 proporcionou mudanças significativas para a educação de surdos.

 

Em relação às mudanças expressivas para a educação de surdos analise as afirmativas a seguir:

 

I - Cresceu significativamente o número de admiradores, adeptos e defensores da língua de sinais.

II - As escolas regulares, em seus diferentes níveis começaram a contratar intérpretes de língua de sinais.

III - Aumentaram as discussões e reflexões acerca da importância da implementação da proposta educacional bilíngue na educação de pessoas surda.

IV - Reconhecimento sobre a importância de professores surdos nas escolas como modelo linguístico e cultural para as crianças surdas.

 

Marque a alternativa que indica as afirmativas que podemos considerar corretas:

 


I e II.


I, II, III e IV.


I, III e IV.


I, II e III.


II e IV.

Ao longo da história da educação de surdos, destacaram-se três correntes pedagógicas que continuam presentes ainda hoje, em maior ou menor intensidade, nas instituições e/ou escolas que atendem alunos surdos. São elas: Oralismo, a Comunicação Total e o Bilinguismo.

No parênteses, a seguir, escreva 1 quando corresponder ao Oralismo, 2 quando corresponder a Comunicação Total, e 3 quando corresponder ao Bilinguismo:


(  ) Caracteriza-se pelo uso simultâneo de sinais e da fala, porém os sinais são utilizados dentro da estrutura da Língua Portuguesa.

(  ) Preconiza-se à integração dos surdos com os ouvintes exclusivamente por meio da língua oral.

(  ) Eulália Fernandes explica que o indivíduo surdo pode ser usuário de duas línguas: língua de sinais – língua natural e de fácil acesso à pessoa surda constituindo-se, portanto, sua primeira língua, e a língua portuguesa, na modalidade escrita, como segunda língua.

(  ) Acredita-se que língua de sinais anula a deficiência e permite que os surdos consigam, então, ser uma comunidade linguisticamente minoritária e não um desvio da normalidade.

( ) Refere-se à normalização da pessoa surda e ao convívio dessas pessoas com os ouvintes, trabalhando exclusivamente o treinamento de fala, nessa proposta os surdos são considerados deficientes.

 

Marque a alternativa que indica a sequência CORRETA, 


3, 1, 1, 2, 1


2, 1, 2, 3, 2


2, 1, 3, 3, 1


3, 2, 2, 1, 3


1, 2, 3, 3, 1

Ainda no capítulo “O desenvolvimento da criança surda”, criança com deficiência auditiva necessita de apoio para que se efetive o seu desenvolvimento.

Para que a criança surda tenha sucesso na aquisição da língua de sinais, é necessário que:


somente a escola ofereça o suporte da língua de sinais, pois é só na escola que ela vai se comunicar.


não é necessário nenhum tipo de cuidados específicos quanto à aquisição da linguagem, pois essa criança surda já nasce sabendo se comunicar na língua de sinais.


que ela tenha contato com outras crianças surdas da mesma idade, para que elas criem os seus próprios sinais e desenvolvam um mecanismo linguístico particular de comunicação entre si.


a família também aprenda esta língua a fim de que, dessa forma, a criança possa utilizá-la para se comunicar em casa, nas relações familiares. As atitudes da família, juntamente com a escola e a comunidade, vão levar a criança surda a desenvolver sua autoestima e a escolher o seu modelo de vida.


somente a família aprenda a língua de sinais, pois é com a ela que a criança surda passa a maior parte do tempo e, só assim, ela poderá se desenvolver.

Leia com atenção o texto a seguir:

 

O __________________________________   ocorrido de 6 a 11 de setembro de 1880, na cidade de Milão na Itália, teve um grande impacto na vida e na educação dos surdos. Diretores renomados de escolas da Europa propuseram proibir o uso da língua de sinais e priorizar um trabalho educacional com a língua oral, o que representou, segundo Skliar (1997, p.75), “não o começo da ideologia oralista, mas a sua legitimação oficial”.

 

Marque a alternativa cujo vocábulo preenche corretamente, a lacuna:


Congresso Método Oral Puro.


Congresso de Educadores Surdos.


Congresso de Milão.


Congresso Oralista para Surdos.


Congresso Educacional Oralista.

As línguas de sinais e as orais são línguas de modalidade distintas, ou seja, diferem-se na forma como as combinações das unidades são construídas, a língua oral é linear já a língua de sinais é simultânea, segundo Ferreira Brito; Wilcox & Wilcox ( 1995; 1997, apud Gesser 2009,p.19): “A explicação para essa diferença se dá devido ao canal de comunicação em cada língua se estrutura, ou  seja na língua de sinais a comunicação ocorre por meio de movimentos gestuais e expressões faciais que são percebidos pela visão, já na língua oral utiliza-se os sons articulados que são percebidos pelos ouvidos.

Desse modo, podemos afirmar que as línguas de sinais e as línguas orais são línguas de modalidades:


visuais / orais


espacial/ orais


visual-espacial / orais


visual-espacial / orais auditivas


espacial / orais auditivas

Sobre os dois modelos de representação do surdo e da surdez, leia com atenção as afirmativas a seguir e enumere corretamente as sequências, colocando (1) visão clínico-terapêutico para qual a noção de deficiência é a central e (2) visão sociantropológica baseada na noção de diferença.

 

( ) Concebe a surdez a partir da leitura cultural, na qual os surdos, em sua comunidade, se agrupam para discutir e opinar sobre suas vidas.

( ) Reconhece a importância do convívio de criança surdas com outros surdos mais experientes, fluentes em língua de sinais.

( ) Admite a noção de cultura, o mais importante é o uso da língua de sinais, os sentimentos de identidade grupal e identificação como surdo.

( ) Utiliza procedimentos clínicos para reabilitar o surdo e torná-lo o mais parecido possível com as pessoas ouvintes.

 

Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA de associação, de cima para baixo.


2, 1, 2, 1.


1, 1, 1, 2.


1, 1, 2, 1.


2, 2, 2, 1.


2, 2, 1, 1.

Como toda língua, as línguas de sinais aumentam seus vocabulários, com novos sinais introduzidos pelas comunidades surdas, em resposta as mudanças culturais e tecnológicas, assim a cada necessidade surge um novo sinal desde que ele se torne aceito, sendo utilizado pela comunidade. Considerando os aspectos conceituais das três variações linguísticas presentes na Libras, apresente a sequência verdadeira, enumerando corretamente as sentenças abaixo:

(1) Variação regional

(2) Variação social

(3) Mudanças históricas.

 

(   ) Representa as variações de sinais de uma região para outra, no mesmo país.

(  ) Com o passar do tempo, um sinal pode sofrer alterações decorrente dos costumes da geração que o utiliza.

(   ) Refere-se à variações na configuração das mãos e/ou movimento, não modificando o sentido do sinal.

 

Marque a alternativa que contém a ordem CORRETA de associação, de cima para baixo.


3, 2, 1


1, 3, 2


2, 3, 1


1, 2, 3


3, 1, 2

Nos estudos referente ao capítulo: “A audição e o processo de ensino-aprendizagem”, no tópico – Avaliação da audição – estudamos sobre um exame chamado Emissões otoacústicas (EOAs), um exame objetivo que pode ser realizado em qualquer idade, que valia a integridade da orelha interna, mais especificamente, das células ciliadas externas. É indolor, não invasivo, rápido, de baixo custo, tem elevada sensibilidade, e a aparelhagem é portátil. Essas características tornaram a EOAs o mais adequado e utilizado para as triagens auditivas em um grupo específico de pessoas.

Assinale a alternativa correta que corresponde ao grupo de pessoas que este exame é indicado: 


crianças com idade entre 4 e 7 anos.


Adultos.


Jovens.


Recém-nascidos.


Idosos.

Páginas: 12345678910